FILTROS
 Alguns dos Melhores
Placas de Fundo: 
Talvez seja o filtro mais utilizado até hoje por aquaristas pelo seu custo baixo e pela facilidade em adquiri-los. O filtro de placas está ultrapassado (clique aqui e entenda porque), existem filtros de melhor qualidade e rendimento. O filtro de placas condena o aquário em poucos anos já que acumula detritos no fundo , no substrato, e se torna impossível a limpeza com o passar dos anos. Os níveis de toxinas são incontrolaveis , um desastre total, fazendo que o aquarista desmonte e limpe o aquário por completo. Se você tem um filtro biológico de placas, para que possa mante-lo por mais tempo com níveis controlados de detritos deve realizar trocas parciais e limpeza de fundo periodicamente. O modo de funcionamento de um  filtro de placas é simples, após  colocadas no fundo do aquário, devemos cobri-la   de substrato (pedras) inserir os tubos que são chamados de torres, encaixar em sua extremidade uma bomba 4 vezes o valor em litros de seu aquário de potência. Ex. Para um aquário de 100 litros devemos adquirir uma bomba de 400 Litros/Hora. Este sistema é de um filtro Interno. A bomba suga a água pela torre e força a circulação entre o substrato e as placas criando as colônias de bactérias. 
Filtro Fluval (Biológico, Químico)
O melhor filtro (canister) que existe no mercado, a melhor combinação o mais pratico e o mais eficiente. Simplesmente o fluval consegue reunir tudo isso em um só. Combina filtragem mecanica, biológica e aceita vários componentes. Na primeiro compartimento a espuma para realizar a parte mecânica retirando partículas em suspensão que deixa a água de seu aquário com aspecto de suja, no segundo aplica-se componentes como o Biomax , tipo de cerâmica que para a grande colonização de bactérias, no ultimo poderemos mesclar componentes oferecidos pelo fabricante como carvão ativado, reguladores de PH, eliminadores de amonia, nitritos, turfa etc... Esta linha de Fluval é externo, as únicas duas coisas que serão inseridos no aquário são as mangueiras de entrada e saída. Fácil limpeza, a bomba é interna ao filtro, seu consumo de energia é de 7w a 22w. Você pode fixar o fluval dentro do móvel de seu aquário fazendo que nada apareça . Dificilmente vai precisar de um outro tipo de filtro, desde que siga o modelo ideal. Os modelos disponíveis são para aquários de 100 a 300 litros conforme seu aquário. Para nós da Aquallun este é o melhor filtro, mesmo com seu preço "salgado" seu custo beneficio é ideal. 
Filtro de Areia Fluidizada (SEASTORM)
Este filtro é o melhor colonizador de bactérias, especialmente desenvolvido para aquários maiores de 200 litros, ele nada mais é que um tubo de vidro contendo uma areia especial, pode fixar-se dentro ou fora de seu aquário. O Seastorm depende de uma bomba para que a água circule dentro dele. A circulação da água passando dentro dessa areia fluidizada cria colônias de bactérias. Devemos inserir um pré-filtro na bomba para que partículas em suspensão não se acumule dentro do filtro. Os modelos encontrados são para aquários de 226 litros até 907 litros, seu aquário deve ter no mínimo 40 cm de altura para se possa fixar o filtro. Seu preço não é tão caro e é um excelente filtro biológico .
Filtro de Espuma
Também pela circulação,  porém usada com uma pedra porosa inserida em seu tubo de saída, faz que a água circule pela espuma. Este filtro é ideal para ser usado em aquários de reprodução de no máximo 25 litros A espuma pode ser lavada sem matar a colônia de bactérias , somente com a água do próprio aquário.  O seu aspecto não muito estético e seu pobre poder de criar colônias de bactérias em aquários maiores não é recomendado para outros fins a não ser para aquários de reprodução.
Filtro  Mecânico/Biológico
Sobre os filtros mecânicos vamos apenas indicar os externos já que os internos não são eficientes e a manutenção se torna inviável..
Basicamente todos consistem em  manter a água cristalina retirando assim as partículas que estão em suspensão e também fazer a eliminação de toxinas da água através de componentes como o carvão ativado e outros reguladores de PH, eliminados de amonia, nitrito, fosfato etc...Apresentaremos o AQUACLEAR ou o Millennium muito eficientes. Como mostramos na foto o AQUACLEAR é um filtro de três compartimentos: Espuma para retirar partículas grandes, o sache de carvão ativado, e poderemos usar o perlon(uma espécie de lã ) para partículas de menor porte. O filtro mecânico deve trabalhar com uma potência 5 vezes por hora do volume total de seu aquário como já explicado em DICAS.  Os filtros mecânicos assim como os biológicos são obrigatórios em qualquer sistema. Geralmente são colocados pelo lado de fora do aquário apoiado no vidro superior. Existem diversos filtros mecânicos  externos no mercado, todos muito parecidos.
Filtro RO (Osmose Reverso)
Todos sabemos das impurezas que encontramos na água da torneira, a companhia de água não se preocupa em retirar certos agentes químicos, pois não são maléficos a nossa saúde, porem extremamente tóxicos a médio prazo em nossos aquários. O silicato, fosfato são os mais prejudiciais. O fosfato é acumulativo ao contrario do nitrato, quando fazemos uma troca parcial eliminamos muito pouco a quantidade de fosfato, em compensação, o nitrato é eliminado na mesma proporção da troca.  Se adicionarmos água da torneira estamos introduzindo provavelmente o Fosfato e para que seja retirado devemos usar resinas. Caso contrário a tendência é de aumentar cada vez mais estas "pragas. Elas ajudam na criação de algas perigosas capazes de destruir o sistema por completo, fazendo que o aquarista desmonte seu aquário para total limpeza. Estes agentes principalmente o Fosfato, se agrega ao substrato e nesse ponto será inevitável sua troca. A água inserida no aquário deve ser pura, somente H2O. A água evaporada, é ideal, mas não temos como realizar trocas, pois é inviável.  Por todos estes motivos devemos usar Filtro de Osmose Reverso. Neste filtro a água é forçada a atravessar uma membrana porosa de furos que medem 0, 0007 micras. Só passa pelos furos moléculas de água. O filtro de RO elimina 99% das impurezas, agentes químicos, bactérias etc... O filtro de Osmose consegue filtrar em media 40 litros dia, com uma boa pressão de água na entrada, são importados e custam em média 160 dólares. Compensa, pois gastaríamos muito mais em resinas para eliminar parcialmente algumas das impurezas como o Fosfato. Não pense que esse filtro é só para aquários marinhos, por serem supostamente mais complexos. Além da agua o fosfato pode ser acumulado em super alimentação , tome cuidado!. Você deve se informar em seu revendedor detalhes de funcionamento. 1
Leia Máteria Completa do FILTRO DRY WET
Direitos Reservados de Edição a Aquallun. 1999 - 2001
biologico.JPG (5082 bytes)
Filtro de Placas de Fundo

Filtro de Canister
seastorn1.JPG (5959 bytes)
Filtro de Areia Fluidizada

Filtro de Espuma

Filtros Externo Mecanico/Biologico

Filtro de Osmose reverso